sábado, 24 de julho de 2010

1800 e afins

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSrtafKFdCN_0vYCZOqoAsClaLnq5EpGIPeH5g98k8omp8J4O_PDP97PnGEprf8HfacBt06BmeuL_ecok8QhyphenhyphenwvOWTagK__z2FLgyNjZYXjotF9-Pu-sb1WdLRiswCRCWrXYiXU0zlam7U/s320/Napoleon4.jpgComecei a ler um romance de Balzac, ao mesmo tempo em que leio Guerra e paz. Ainda estou nas 50 primeiras páginas e no momento posso dizer que se passa quase que simultâneo ao livro do Tolstoi.  Contudo,  tem suas diferenças: Um retrata a vida abastada da aristocracia Russa, que gosta e gastar  (e muito). O outro mostra o pão durismo da burguesia Francesa, classe mais preocupada com o andamento dos negócios aos modismos e frufrus.
-
Por fim, comprei Vanity Fair, que retrata os costumes da aristocracia inglesa na mesma época das guerras napoleônicas. Evidencio que no Guerra e Paz o Napoleão utiliza como desculpa para invadir a Rússia o fato desta haver realizado aliança com a Inglaterra.
-
Ou seja, percebo que os acontecimentos de 1800 andam perseguindo a minha vida...essas pequenas coincidências literárias me divertem! =)

Por fim, recomendo o Blog do João Vicente: http://joaovicente.blogspot.com

Um comentário: