terça-feira, 27 de julho de 2010

Voltei... (Ponyo)

Pois então, voltei de SP ontem. Prometi que trabalharia enquanto estivesse lá (hahahahahahahaha). No fundo do meu coração acreditei que teria forças para isso! Todavia, contrariando o esperado, preferi passear (com o João), tomar Frozen Yogurt e nerdiar (muito e com o João). Ando com uma certa falta de coragem para dar andamento em determinados assuntos... Adoro o que faço, mas no exato momento a falta de coragem me domina. Contudo, não tenho opção, então mãos à obra!

Por fim, recomendo o filme Ponyo, do Miyazaki. Admito que meus elogios são suspeitos, pois sou fã do estúdio Ghibli e já assisti "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado", "Nausicaa" e "A princesa Mononoke" (o último pela metade, por cicunstâncias alheias à minha vontade). Mas podem confiar! hehe.

Por que eu adoro os filmes do Miyazaki? Eles parecem sonhos: A liberdade do mundo dos sonhos anula  a necessidade do termo "sentido real", no contexto de "faculdade que têm o homem e os animais de receber as impressões dos objetos exteriores". A falta de sentido não incomoda o sonhador, que se diverte e deixa a imaginação fluir (se bem que nesse caso seria o inconsciente, mas tanto faz...).

Você não precisa se preocupar em entender tudo, nem criar teorias complexas a respeito, elas são auto-explicativas e simples na sua complexidade. Basta sentir.

Não sei explicar de outra forma. Está aí a dica, assistam ao filme! =)

2 comentários:

  1. O filme é muito bom; achei ele com uma "cara" mais infantil que Viagem de Chihiro, mas não de uma maneira ruim, mas Ponyo é mais amigável do que as criaturas bizarras de "Chihiro". Recomendado!

    ResponderExcluir
  2. Pôxa, Miyazaki é muito bom mesmo! Conversei com o João sobre Ponyo dia destes, e comentei com ele que assisti (nesta ordem) Totoro, Mononoke Hime e Sen to Chihiro no Kamikakushi, e realmente o que mais me "pegou" foi o Mononoke Hime mesmo.

    Tem muita coisa gostosa em Sampa pra comer, né? Mas pôxa, gasta-se um dinheirão também (eu me perdi na conta, e gastei uma nota em uma única semana, e olha que nem comprei o meu chapéu...).

    Se a pessoa vai pra lá (de uma cidade pequena como a nossa), mais a passeio do que a trabalho, e pretende trabalhar... Acaba acontecendo algo parecido com isso:
    http://www.youtube.com/watch?v=qy-NqrVj0Yw
    =P

    E num comentário de fechamento, se mais meninas nerdiassem, teríamos - tenho plena convicção - um mundo muito melhor e mais pensante.

    Super beijos, Kétlin!
    Aproveitei pra fuçar teu blog e comentar tudo que gostei, porque eu sempre me esqueço de voltar aos blogs que leio (não sou, por natureza, leitor de blogs - e nunca faço visitas regulares).

    Eu e o Raul temos um blog conjunto (onde nunca postei) chamado http://thewatercolornoobs.blogspot.com/ . As postagens (e nossas reuniões) começaram a se diluir como aquarela, e há duas semanas falharam as reuniões (e os posts foram atrasados, também). Dá uma espiada lá!

    Beijokas!

    ResponderExcluir