terça-feira, 27 de março de 2012

BRASIL, UM PAÍS LIBERAL - NOT


Ouve-se que vivemos num país liberal. O BraZil certamente o é. O BraSil, não.

Aos olhos dos estrangeiros (inclusive de alguns brasileiros) nosso país é liberal em decorrência da facilidade de acesso ao turismo sexual infantil, principalmente no passado. Convenhamos que se trata de uma lamentável má interpretação do termo “liberal”.

Liberal por causa do Carvanal e de um suposto acesso facilitado ao sexo oposto. Contudo, considerável fatia dos brasileiros classifica o feriado como promíscuo (mesmo que porventura participe das festividades).

Talvez muitos creditem o título de “liberal” pelas usuais e diminutas roupas das moças. Ainda assim, estas vestes são argumentos sociais (e muitas vezes até legais) para justificar um caso de estupro (geraram até comoção/revolta em uma faculdade graças a uma aluna e seu vestidinho rosa, não foi?).

Liberal por uma suposta conduta sexual ousada? Olha, quem sabe no campo masculino (por baixo dos panos). O feminino, entretanto, deixa a desejar, notadamente pelos ataques pejorativos (vagabunda, puta e afins).

Quem sabe “liberal” pelo consumo excessivo de álcool ou pela suposta larga utilização de drogas? Nem chegamos perto de uma Irlanda e o consumo de drogas é ato ilícito.
Além do mais, cidadãos transgressores não transformam o país num Estado liberal (apesar da necessidade de transgressão em alguns momentos).

Precisamos nos habituar: Vivemos num país conservador.

Fora os casos acima citados, eis outras provas:

1) Há larga implicância contra a retirada de crucifixos dos átrios do poder púbico (quer maior prova de conservadorismo?); 2) O aborto é proibido, inclusive para os descrentes (com exceção das hipóteses legais e lembrando da eterna polêmica dos anencéfalos); 3) Forte apelo religioso na política; 4) Freqüentes vitórias eleitorais de coronéis do passado e de seus descendentes; 5) larga utilização de mulheres como objeto sexual em programas de tv ... e por aí vai...

Sempre classifiquei o Brasil como um país de extremos: Num lado uma ala absolutamente conservadora e noutro uma fortemente "transgressora", dita liberal. Quem fica no meio sofre. E o pior: Normalmente os dois lados misturam-se (muitos indivíduos são "liberais" consigo e conservadores com os outros ou vice-versa). Confusão! Os telespectadores de reality show que o digam! (desculpem o exemplo bobo, mas é visceral, não é?)

Esse artigo trata a respeito do assunto. Muito interessante. Ainda assim, nem sempre a educação superior proporciona mentes abertas. http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/article.php3?id_article=532

E aí, vocês são conservadores ou liberais?

2 comentários:

  1. Muito interessante. Acho que as redes sociais estão mostrando a verdadeira face dos brasileiros: conservadores e extremistas disfarçados de liberais, que ao mesmo tempo desejam libertação das convenções sociais, enquanto julgam os outros antes mesmo de uma análise profunda dos fatos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei me ajudou muito a concluir Minha REDAÇAÕ e É Super Interessante!

    ResponderExcluir